Noticias

Inscrição de oradores para a Conferência Europeia de Adesivos e Selantes abertas até 18 de abril

A FEICA, organizadora da Conferência Europeia de Adesivos e Selantes, apela à inscrição de oradores experientes na indústria que pretendam partilhar as suas experiências e conhecimentos até ao dia 18 de abril.

Com o tema “Resiliência Económica por meio de Soluções Sustentáveis”, a FEICA irá avaliar a pertinência das intervenções candidatas e comunicar a decisão até maio de 2024.

Para apresentar a sua área de conhecimento dentro da indústria, submeta a sua candidatura, através do formulário presente aqui.

 

Noticias

Reciclagem de materiais de empacotamento com a utilização de adesivos laminados

A FEICA organiza, no dia 23 de abril, o webinar “Laminating Adhesives Supporting Flexible Packaging Recycling” que tem como objetivo compreender o processo de reciclagem dos pacotes e as vantagens que a utilização de adesivos laminados pode ter para tornar este processo mais sustentável. O webinar conta com a presença de vários membros especializados nesta matéria pertencentes à FEICA.

O evento será realizado online, das 10h às 11h, e é possível qualquer pessoa interessada inscrever-se.

Para saber mais sobre o programa do evento e inscrever-se aceda aqui.

Noticias

Posição da FEICA acerca do papel dos surfactantes na indústria dos adesivos e selantes

A FEICA emitiu, em fevereiro de 2024, um parecer relativamente à necessidade da utilização de surfactantes na indústria de adesivos e selantes. É realçado o papel crucial destes elementos químicos na constituição dos adesivos e na manutenção da sua funcionalidade. Conclui-se que a não utilização de surfactantes, não permitiria a existência de adesivos à base de água.

Para mais informação, consulte aqui.

Noticias

Assembleia Geral Ordinária da APCAS

No próximo dia 26 de março às 12:00h, terá lugar a Assembleia Geral Ordinária da APCAS, prevista no art.º 12º dos Estatutos da APCAS, com a seguinte ordem de trabalhos:

Apreciação e aprovação do Relatório e Contas da Direção e do Parecer do Conselho Fiscal de 2023;
Outros assuntos

A sua participação é muito importante contribuindo para o desenvolvimento da nossa associação, pelo que contamos com a sua presença.

Convocatória: Convocat. A.G. (26-03-2024)

Noticias

Fibras provenientes de esqueleto de marisco inovam os métodos de ligação com hidrogel

Um novo estudo aponta para o sucesso da utilização de quitosana, proveniente do esqueleto de marisco, na ligação de hidrogel, através de interações químicas e físicas.

Com uma atuação rápida e eficaz, este método vem revolucionar a ligação de hidrogel, marcando diferença relativamente aos métodos anteriormente utilizados.

O hidrogel é uma substância atualmente utilizada na área da biomédica e na produção de medicamentos para combater algumas doenças e como tal, possui propriedades de proteção do corpo humano, apesar das reações químicas que daí advêm.

Segundo Donald Ingber, citado pela “Adhesives and Sealants Industry”, este método irá inovar cada vez mais os materiais biomédicos e que, por sua vez, trará grandes benefícios aos utilizadores.

Pode consultar o estudo através do seguinte link:

Noticias

Conferência Europeia e EXPO 2024

As edições de 2024 da Conferência Europeia de Adesivos e Selantes e da EXPO organizada pela FEICA (Associação Europeia da Indústria de Adesivos e Selantes) estão marcadas para os dias 11, 12 e 13 de setembro no NH Conference Centre em Noordwijkerhout nos Países Baixos.

O evento é marcado, todos os anos, pela reflexão acerca dos principais problemas que a indústria de adesivos e selantes enfrenta e por ser um local de encontro entre fornecedores, distribuidores, entre outros profissionais da área.

A conferência pretende, assim segundo a FEICA, ser um espaço de discussão acerca do crescimento sustentável, a inovação no setor e a promoção de novas oportunidades de crescimento a longo-prazo.

O tema abordado no fórum de negócios, correspondente a uma das partes constituintes da conferência, será “Resiliência Económica por meio de Soluções Sustentáveis”, permitindo, assim, explorar e incentivar a utilização de novos métodos sustentáveis e eficientes no setor.

Se quiser saber mais sobre o evento ou inscrever-se, clique aqui.

Noticias

Adesivos que fortalecem embalagens sustentáveis

A UE pretende ter embalagens totalmente reutilizáveis e recicláveis até 2030!

Desta forma, os adesivos desempenham um papel fundamental para ajudar a alcançar este objetivo de sustentabilidade, reduzindo a utilização de materiais, melhorando a reutilização em soluções de embalagens e apoiando a reciclagem.

Assim, no que toca a “reduzir”, os adesivos permitem o uso de materiais de embalagem mais leves, em menor quantidade e mais finos. Já no campo da “reutilização”, os adesivos permitem a reutilização das embalagens, prologando o ciclo de vida do produto. E, por fim, quando o objetivo é “reciclar”, os adesivos quando alinhados às tecnologias de reciclagem são adequados para reciclar diversos materiais de embalagens.

Saiba mais sobre o impacto positivo dos adesivos em embalagens sustentáveis aqui.

Noticias

ECHA: Produtos químicos para adesivos adicionados à lista de produtos químicos potencialmente perigosos

A ECHA (European Chemicals Agency) adicionou recentemente cinco novos produtos químicos à Lista de Candidatos que enumera as substâncias que podem causar danos às pessoas e/ou ambiente.

Destas cinco adições, uma pode ser tóxica para a reprodução, três podem ser muito persistentes e bioacumuláveis e uma pode ser tóxica para a reprodução, persistente, bioacumulável e tóxica. Estes produtos químicos poderão ser encontrados em tintas e toners, adesivos e selantes e produtos de limpeza.

Mais informações aqui.

Noticias

Helsinki Chemicals Forum

De 10 a 11 de abril, irá realizar-se o Helsinki Chemicals Forum, evento criado pela Finnish Fair Foundation e pela cidade de Helsínquia.

Este fórum visa promover a segurança e a gestão de produtos químicos a nível mundial, sendo que todos os anos reúne diversos stakeholders internacionais para discutir temas importantes sobre a regulamentação de produtos químicos.

Mais informações e inscrições aqui.

Noticias

Adesivos e selantes podem contribuir para os objetivos energéticos europeus

O plano REPowerEU está a acelerar a transição ecológica e a promover investimentos grandes em energias renováveis, sendo que em 2022 39% da eletricidade da União Europeia foi gerada a partir de fontes renováveis. De acordo com diversos estudos, a energia solar em particular irá desempenhar um papel cada vez mais importante nos próximos anos para o sistema de produção de energia europeia.

Em artigo publicado recentemente Kristel Ons, Secretária-Geral da FEICA, explora o papel crucial dos adesivos e selantes para o cumprimento dos objetivos energéticos europeus.

Assim, os adesivos e selantes desempenham um papel fundamental na produção de painéis solares no que diz respeito aos seus componentes essenciais, bem como na proteção contra água e outros elementos ambientais e na melhoria da resistência mecânica.

Leia o artigo na íntegra aqui.