Digitalização: Como acompanhar os crescentes requisitos de dados

Divulgamos este webinar da FEICA sobre Digitalização que se irá realizar no próximo dia 2 de fevereiro. Durante a sessão, será demonstrando como acompanhar estes crescentes requisitos de dados através da digitalização e da adoção da tecnológica blockchain.

Um crescente número de requisitos regulamentares e o desejo do consumidor em estar mais informado conduz à disponibilização online de informações sobre os produtos. Embora seja necessário que algumas informações permaneçam em formato físico (embalagem, rótulo e folheto), a digitalização pode ser uma maneira sustentável de garantir que o conteúdo está atualizado, legível e compreensível.

Este webinar é exclusivo para todos os associados da APCAS.

Mais informações e inscrições aqui.

Quatro produtos químicos perigosos adicionados à Lista de Substâncias

Foram adicionados quatro novos produtos químicos à Lista de Substâncias que suscitam elevada preocupação. As empresas são responsáveis por gerir os produtos químicos em segurança e divulgar as informações necessárias para os seus clientes e consumidores.

Uma das quatro substâncias é utilizada em cosméticos e possui propriedades de desregulação hormonal. Outras duas são usadas em borrachas, lubrificantes e selantes, podendo afetar negativamente a fertilidade. Por último, a restante substância adicionada é utilizada em lubrificantes e graxas e poderá ser prejudicial ao meio ambiente.

Consulte a lista completa da ECHA aqui.

Adesivos certos para utilização em metais

Nos últimos anos os adesivos têm assumido uma função de colar materiais diferentes, unindo desta forma gamas e tipos de substratos mais amplos. Os metais não são exceção e a utilização de adesivos está a tornar-se um método cada vez mais popular e eficaz para substituir a soldagem.

Esta mudança de métodos tem sido um desafio devido à natureza não porosa do metal e à superfície lisa, mas três tipos de adesivos (epóxi, poliuretano e cianoacrilato) estão a mostrar bons resultados de acordo com as suas características.

Por isso é fundamental escolher o adesivo certo para cada aplicação específica levando em consideração a resistência à tração, reações às condições ambientais, tempos de secagem, janela de correção durante a aplicação e facilidade de utilização em metal.

Baseado em artigo da Adeshives.org.

Notificação de Polímeros: Folheto explicativo disponível em português

A Comissão Europeia tem trabalho com o intuito de estender os requisitos de registo de polímeros, atualmente isentos de registo no REACH. Assim, a Comissão está a ponderar que a indústria notifique certas informações sobre polímeros.

Neste sentido, a FEICA publicou recentemente um folheto explicativo com o objetivo de justificar porque a notificação de polímeros deve ser limitada a um conjunto de dados concisos e porque dados analíticos ou de teste não devem ser solicitados na fase de notificação.

Este folheto está disponível em sete línguas incluindo português num trabalho desenvolvido em cooperação com a ACPAS.

Aceda à versão portuguesa:

PT_FEICA leaflet notification of polymers_APCAS

E aceda às restantes versões aqui.

Boas Festas!

A APCAS gostaria de homenagear e agradecer a todos os nossos Associados e parceiros que trabalharam arduamente durante este ano. É um orgulho fazer este caminho convosco.

Juntos faremos de 2022 um ano melhor!

Grupos de produtos químicos: Primeiras avaliações de necessidades regulamentares

Recentemente foi publicado pela ECHA um relatório com as primeiras avaliações referentes a mais de 450 substâncias químicas em 19 grupos. Para 18 desses grupos serão necessárias medidas regulatórias de gestão de risco ou mais dados.

Nos últimos anos, a ECHA e os Estados-Membros têm avaliado as necessidades regulamentares de grupos de substâncias com o intuito de acelerar a ação regulamentar sobre produtos químicos de elevada preocupação, protegendo desta forma pessoas e meio-ambiente.

Oiça aqui o episódio do podcast “Safer Chemicals” onde este assunto é debatido e leia esta notícia na íntegra aqui.

Adesivos: Atualização de terminologia e definições na reciclagem de embalagens

No início do ano, a FEICA publicou um guia para todos os stakeholders sobre a terminologia e definições a serem utilizadas em adesivos na reciclagem de embalagens plásticas. E agora este documento foi atualizado para incluir embalagens de papel!

Vários stakeholders publicam guias com requisitos de adesivos na reciclagem, porém muitas vezes a terminologia difere entre os diversos documentos. Assim, e com o objetivo, de promover um entendimento comum entre todos os intervenientes, a FEICA publicou o artigo “Terminologia e definições a serem utilizadas no contexto de adesivos na reciclagem de embalagens”.

Consulte o artigo na íntegra aqui.

INVESTIGAÇÃO: Criado adesivo natural com resistência salina para utilização em ambientes húmidos

Investigadores da Université de Montréal alteraram um adesivo natural de forma a alargar o espectro de ambientes em que este é capaz de produzir uma ligação adesiva forte, mas também resistir a ambientes aquáticos.

Para tal foi necessário remover a resistência do adesivo natural à água do mar e a outros ambientes húmidos, reportando-se que a bactéria aquática holdfast (caulobacter crescentus) não é a única que mostra habilidades adesivas em superfícies húmidas como tubos e em água potável. No entanto esta outra bactéria (hirschia báltica) para além de mostrar ligações adesivas semelhantes, utiliza a salinidade da água como ambiente natural.

Os investigadores descobriram também que alterando a composição da primeira bactéria, as propriedades também se modificariam melhorando o desempenho em ambiente salino. Assim, seria possível utilizar este adesivo em canalizações onde poderá estar presente água salgada.

Baseado em artigo da Adhesives.org

Assembleia-Geral Ordinária da APCAS

No próximo dia  6 de dezembro às 11:00h, terá lugar a Assembleia-Geral Ordinária da APCAS, prevista no art.º 12º dos Estatutos da APCAS.

Tendo em conta as medidas de prevenção recomendadas no âmbito da atual pandemia esta assembleia será realizada por videoconferência através da aplicação informática Zoom, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:

Apreciação e deliberação do Plano de Atividades para 2022;
Apreciação e deliberação do Orçamento para 2022;
Outros assuntos.

Convocatória: Convocatória A.G. (06-12-2021)

Estudo de mercado: O Mercado Europeu de Adesivos e Selantes

Já está disponível o estudo de mercado da FEICA “O Mercado Europeu de Adesivos e Selantes” referente a 2021-2026.

O estudo de mercado pretende dar insights indispensáveis para auxiliar as empresas a posicionarem-se por forma a serem bem-sucedidas. O estudo abrange toda a Europa e Turquia, sendo que a região europeia está dividida em cinco mercados regionais que foram analisados por segmento de mercado e categoria de produto.

Este relatório é elaborado com recurso a entrevistas diretas com stakeholders da indústria de adesivos e selantes.

Mais informações aqui.