Key Regulatory Updates: Europe, Asia and the Americas

De 12 a 14 de outubro realiza-se a conferência virtual “Key Regulatory Updates: Europe, Asia and the Americas” organizada pela Chemical Watch que pretende analisar as atualizações mais recentes na legislação de controlo de produtos químicos na Europa, Ásia e América.

Alguns dos temas a abordar são: REACH no Reino Unido, desenvolvimentos regulatórios na Ásia, atualizações a nível federal e estadual nos EUA, desenvolvimentos com PFASs, cooperação regulatória global, desafios regulamentares de produtos e da cadeia de abastecimento e avaliação do risco de produtos químicos a nível global.

Inscrições e mais informações aqui.

Apresentação da FEICA sobre isenção de precursores poliméricos

Dada a importância para a indústria de adesivos e selantes, a FEICA disponibilizou recentemente uma apresentação com o objetivo de explicar a diferença entre precursores poliméricos e intermediários e também quais os benefícios de uma isenção total para os mesmos.

No atual contexto de registo de polímeros, está a ser considerada uma possível isenção para estes precursores, sendo que a Comissão Europeia propõe a isenção para que os precursores poliméricos sejam tratados como intermediários sob o REACH.

Assista à apresentação aqui e mais informações aqui.

General Court: D4, D5 e D6 consideradas substâncias que suscitam elevada preocupação

O General Court apoiou na íntegra os argumentos da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) na avaliação que conduziu à identificação dos três siloxanos como substâncias que suscitam elevada preocupação (SVHCs).

O tribunal declarou que a ECHA, em particular o Comité dos Estados-Membros, não cometeu erros na sua avaliação. O caso foi iniciado pelo Conselho Global de Silicones (Global Silicones Council) e outras organizações que pretendiam a anulação da decisão da ECHA de identificar D4, D5 e D6 como SVHCs com base nas suas propriedades persistentes, bioacumuláveis e tóxicas, bem como muito persistentes e muito bioacumuláveis.

Leia o processo na íntegra aqui.

Consulte também o comunicado da ECHA de 2018.

ISOPA e ALIPA lançam vídeo sobre o uso seguro de diisocianatos

A partir de 24 de agosto de 2023 vai ser obrigatório que todos os utilizadores profissionais e industriais aprendam a utilizar de forma segura produtos com uma concentração total de diisocianato monomérico de > 0,1%.

A FEICA em conjunto com a ISOPA e a ALIPA, associações da indústria de fabricantes de diisocianatos, está a preparar material de aprendizagem a ser utilizado pelos seus membros e fabricantes de adesivos e selantes.

Veja o vídeo preparado pela ISOPA e a ALIPA aqui.

Para mais informações sobre os requisitos necessários para a aprendizagem de uso seguro de diisocianatos consulte o site Safe Use Diisocyanates.

FEICA: Cinco princípios orientadores para apoiar o Pacto Ecológico Europeu

A FEICA publicou recentemente um documento com cinco princípios orientadores para apoiar um bem-sucedido Pacto Ecológico Europeu.

Este artigo destaca alguns passos necessários para uma legislação de produtos químicos mais eficiente, pragmática e impactante.

A indústria de adesivos e selantes desempenha funções críticas para a economia circular e neutralidade de carbono em aplicações chave como indústrias renováveis e eletrónicas e setores como o automóvel, de construção e embalagens. Assim, esta indústria está cada vez mais empenhada em apoiar a melhoria contínua da indústria química e eficiência de recursos para melhorar a sustentabilidade dos produtos rumo à inovação e progresso social.

Consulte o documento na íntegra aqui.

ECHA: Questionário sobre pedidos de autorização a stakeholders

ECHA lançou recentemente um questionário para stakeholders sobre a implementação do processo de aplicação e de formulação de opinião para as autorizações REACH.

Este questionário tem como objetivo dar a todas as partes interessadas a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista e ajudar a ECHA a identificar formas de melhorar a implementação prática de pedidos de autorização.

Poderá responder ao mesmo até 23 de agosto aqui.

FEICA SUPPLIERS’ DAY: Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o “FEICA Suppliers’ Day” evento online que se realiza no dia 8 de setembro.

Com um leque de oradores diversificado, este evento irá destacar temas como adesivos termofusíveis de poliolefina, SMP e selantes de silicone, adesivos à base de solventes e água, adesivos e selantes PU, processos de fabricação e inovação em negócios.

O FEICA Suppliers’ Day tem como objetivo conectar os produtores de adesivos e selantes com fornecedores de matérias primas e prestadores de serviços para demonstrar as inovações dos seus produtos.

A inscrição é obrigatória, mas gratuita para membros da FEICA e para empresas associadas da APCAS.

Mais informações e inscrições aqui.

Folheto FEICA: “Mixture Assessment Factor explained”

A Comissão Europeia tem um processo para avaliar os potenciais riscos que as substâncias podem representar para o ambiente e para a sociedade ao abrigo do regulamento REACH. Por meio da avaliação de segurança química é considerado o ciclo de vida das substâncias.

Foi lançada a possibilidade de que as misturas não intencionais de produtos químicos (cocktail effect) podem ter efeitos tóxicos desconhecidos para a sociedade e meio ambiente, mesmo que esteja garantida a presença de concentrações consideradas seguras.

Assim, e no âmbito da Estratégia Química para a Sustentabilidade, a Comissão tenciona criar um sistema que englobe estes efeitos combinados. Devido à complexidade associada à regulação de um número quase infinito de combinações possíveis de produtos químicos foi criado o conceito “Mixture Assessment Factor “.

A FEICA disponibilizou recentemente um folheto intitulado “Mixture Assessment Factor explained” com o objetivo de dar a conhecer mais detalhes sobre o conceito e as consequências do mesmo para a indústria de adesivos e selantes.

Restrição REACH em relação ao uso de diisocianatos

Na última edição da International Chemical Regulatory and Law Review é possível encontrar um artigo sobre os requisitos estabelecidos pela restrição de diisocianatos.

Diisocianatos são componentes básicos de poliuretano (PU) utilizados no fabrico de adesivos, selantes e muitos outros produtos. Relembramos que a FEICA atualiza constantemente o seu site de acordo com os desenvolvimentos regulamentares.

Leia o artigo completo aqui.

INVESTIGAÇÃO: Estudo de moluscos para o desenvolvimento de adesivos sustentáveis

Um grupo de investigadores da Universidade de Purdue (EUA) está a estudar moluscos com o objetivo de desenvolver adesivos mais seguros e sustentáveis para aplicações médicas, roupa, utensílios domésticos e eletrónicos.

Esta investigação tem por base verificar como os moluscos criam materiais, quais os componentes de adesivos que desempenham papéis mais ativos na colagem e também testar novas colas sintéticas e biomiméticas para determinar a sua eficácia e viabilidade.

Leia na íntegra aqui.