Posted on / by APCAS

Folheto FEICA: “Mixture Assessment Factor explained”

A Comissão Europeia tem um processo para avaliar os potenciais riscos que as substâncias podem representar para o ambiente e para a sociedade ao abrigo do regulamento REACH. Por meio da avaliação de segurança química é considerado o ciclo de vida das substâncias.

Foi lançada a possibilidade de que as misturas não intencionais de produtos químicos (cocktail effect) podem ter efeitos tóxicos desconhecidos para a sociedade e meio ambiente, mesmo que esteja garantida a presença de concentrações consideradas seguras.

Assim, e no âmbito da Estratégia Química para a Sustentabilidade, a Comissão tenciona criar um sistema que englobe estes efeitos combinados. Devido à complexidade associada à regulação de um número quase infinito de combinações possíveis de produtos químicos foi criado o conceito “Mixture Assessment Factor “.

A FEICA disponibilizou recentemente um folheto intitulado “Mixture Assessment Factor explained” com o objetivo de dar a conhecer mais detalhes sobre o conceito e as consequências do mesmo para a indústria de adesivos e selantes.

Tags: